• Connecting Life!

Projetos

Projetos

strx antenna

STRx - Sistema de transmissão e receção de sinal de orientação eletrónica para a próxima geração de constelações de satélites

Resumo

O projeto STRx propõe investigar e desenvolver um sistema de transmissão e receção de sinal de orientação eletrónica para funcionamento com a próxima geração de constelações de satélites em órbitas não estacionárias, numa primeira fase dirigido ao setor empresarial e ao da mobilidade terrestre, posteriormente visando a otimização da estrutura de custos e consequente entrada no setor doméstico, onde a infraestrutura fixa não tenha viabilidade de implementação e operação.
O consórcio promotor, constituído pela Sinuta, pelo Instituto de Telecomunicações e pelo INESC TEC, agrega competências fulcrais para os desafios técnico-científicos do projeto, nomeadamente, ao nível da eletrotécnica, processamento de sinal, programação informática e telecomunicações por radiofrequência.
A abordagem inovadora do projeto é bem visível em 4 pontos: integração de tecnologias emergentes (MMIC) para esta aplicação; adaptação dinâmica de beamforming; método de síntese do padrão de radiação; amplitude de varrimento do feixe das antenas elementares.
Objetivamente, os resultados do projeto STRx permitirão concretizar um sistema de antenas de orientação eletrónica de baixo custo e alta taxa de transferência de dados para funcionamento com satélites em órbitas não estacionárias, respondendo a uma lacuna de mercado neste segmento emergente.

Objetivo principal

O objetivo principal deste projeto consiste em desenvolver uma antena adaptativa compacta, de baixo custo e controlável eletronicamente, para comunicações satélite usando as novas constelações LEO e MEO. Para isso, será necessário responder aos desafios que o cenário das constelações satélites em órbitas não estacionárias coloca às comunicações, desenvolvendo novas tecnologias ao nível da engenharia de radiofrequência bem como do processamento digital de sinal.

Designação do Projeto

STRx – Sistema de transmissão e receção de sinal de orientação eletrónica para a próxima geração de constelações de satélites (LEO e MEO).

Código do Projeto

POCI-01-0247-FEDER-033623

Entidade Líder

Sinuta, S.A.

Copromotores:

Instituto de Telecomunicações

INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Datas

Data de início: 01-05-2019

Data de conclusão: 30-04-2022

Custos

Custo total elegível: 834.582,19 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: 560.683,60 EUR (FEDER)

Notícias relacionadas